14 de maio de 2014

Somos gateiros

"gateiro
(ga.tei.ro)
a.
1. Diz-se de pessoa que gosta de gatos, que é amiga dos gatos"
Aulete Uol
Quando comecei a pensar em ter um gato, a internet foi minha maior aliada na busca de informações. Pesquisei seus hábitos, seus comportamentos, tentei entender um pouco o que era ter um gato em casa antes de ter um.
Essas informações “internáuticas” -- que em grande parte eram depoimentos de pessoas que convivem com felinos --, nos ajudaram a decidir pela adoção de um gato, na verdade gatA, já imaginando mais ou menos como seria a experiência.
Por isso, aos poucos, farei alguns posts contando como foi (e é) nossa experiência com gatos e, quem sabe assim, também ajudo futuros gateiros a tomarem sua decisão.

Cresci praticamente sem ter contato com gatos – meu marido também. O único felino que passou pela minha infância vivia na casa da minha nonna e deve ter morrido quando eu ainda era muito pequena.
Não havia nenhum gato de estimação por perto nem na casa de parentes, nem de amigos.
Havia alguns gatos que frequentavam nosso quintal (principalmente à noite) e não eram muito bem-vindos devido ao barulho que faziam em plena madrugada. Geralmente eram espantados com esguichos de água pelo meu pai.

O que eu ouvia esparsamente sobre de gatos era que (repare nas aspas!): “eram traiçoeiros, não se apegavam aos donos, eram interesseiros”... Alguns estereótipos equivocados que me faziam ter medo deles e sequer considerar a possibilidade de ter um bichano de estimação.
O tempo passou e quando decidimos ter um bichinho de estimação por perto a melhor alternativa acabou sendo... um gato, quem diria!

Eu andava de olho e prestava atenção a vários cat lovers da blogosfera e minha opnião a respeito dos gatinhos estava bem mais aprimorada e o melhor: limpa de preconceitos.
Todos com quem eu conversava me recomendavam ter um gato em função do nosso pouco espaço, do pouco trabalho para cuidar deles, de sua boa adaptação com crianças...

A ideia foi se estabelecendo e finalmente adotamos uma gatinha. E... foi demais!
Com certeza a melhor escolha: em uma semana já éramos totalmente gateiros. Ficamos encantados com o fato de termos uma felina ronronando pelo apê.
Nós quatro nos derretemos com a inteligência, elegância e fofura de nossa primeira filhotinha:
brincalhona, carinhosa e linda.

Resultado: somos gateiros há 4 e desde a primeira adoção, acho que nunca mais ficaremos sem um gato em casa.

 

8 comentários:

  1. Eu amo gatos e cresci rodeada deles.
    hoje não tenho. Infelizmente ainda não consegui tirar os estereótipos equivocados que povoam meu marido...
    Não conhecia a palavra gateiro. E tenho outra para amantes deste doce felino: ailurófilos!
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavra difícil, Ana! E engraçada. :oD Vou ensinar as crianças: adoramos palavras. (mas antes tenho que aprender a falar sem errar nada.)

      Espero que seu marido um dia mude de ideia... O meu mudou! :o)))

      Excluir
  2. Quem tem um gato nunca mais fica sem... eu também nunca tinha tido um gato, mas estou adorando a experiência...
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ká, meu ideal é ser como você cachorro + gato.
      Aqui vai ser gato + cachorro quando chegar a hora. ;o)

      Excluir
  3. Esperanças renovadas então!
    Acho tão triste esse pensamento fechado no mito de que são traiçoeiros... mas vou começar a pensar positivo e torcer mesmo para que ele mude! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale,

    Não tenho recebido os feeds do seu blog e não vi que tinha posts novos, e com a correria que está sendo este final de semestre, não consegui fazer visitas regulares.
    Adorei seu post. Também virei uma gateira assumida.
    Tive 12 cachorros desde a infância e nenhum gato, porque minha mãe não gostava. Mas no ano passado a Bianca surgiu na minha vida, e me apaixonei!
    O amor e a ligação de alma são incríveis.
    Adoro minha cachorra, mas gato é demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tenho dois cães batavos e territorialusta. Dois gatos estão invadindo meu quintal e por pouco não foram mortos. Dou ração para eles do outro lado da rua, mas, eles se arriscam para comer a ração dis cães. Não sei o que fazer... Gosto muito de gatos e tenho um Minha cadela, que nunca cruzo, adotou o Reiki quando era filhotinho e ela teve gravidez psicológica. Ela é a mais brava e persegue os gatos. Juntos, se os cães pegarem os gatos vão matá-los.... Não sei mais o que fazer e não quero que se machuquem.... Grata, Lilian.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não são todas as pessoas que entendem os gatos, mas que os entende, os ama de paixão e amar os felinos é sim ser gateiro. Sou gateira assumida, tenho 8 gatos aqui em casa e sou pintora de animais, especializada em pintar gatos. Mas é só entendendo essa alma mágica que consigo captar na tela toda sua magia. http://lorrannapedrosopinturas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Passarinhe! :o)