8 de março de 2016

Mulher

Há 10 anos, no dia 8 de março, eu estava com um barrigão enorme.
Minha primeira barriga, minha primeira gestação.


Eu boiava (ou flutuava?) em uma névoa formada por vários sentimentos: espectativa, esperança, curtição do momento, ansiedade, alegria... Tudo isso inserido em um clima de calmaria que antecede as grandes mudanças. 

Lembro bem do silêncio interno. Inabalável. 
E foi bem aí, no meio deste silêncio, que em uma madrugada de gestante insone, me veio a inspiração para escrever esta oração. As palavras surgiram num fluxo constante, uma após a outra. Uma tomada de consciência dias antes do meu primeiro parto.

Tenho um carinho especial por esta oração. Ao lê-la me sinto forte -- e sempre me emociono. Ainda não sei bem como saiu tudo isso de dentro de mim. 
Também é algo surreal olhar para minha filha hoje em dia e pensar que ela já foi tão passarinha que coube dentro de mim. Milagres da vida. 

Sempre que tenho uma grávida próxima a mim, ofereço esta oração – que não é minha mas de todas as mulheres, sejam mães ou não, afinal todas criam, cuidam, gestam.

Por isso, no dia Internacional da Mulher, com o sagrado feminino despertando cada vez mais intensamente à nossa volta, ofereço esta oração a todas e todos que passarem por aqui. 

Uma oração que tanto pode ser para uma mulher prestes a dar a luz a um bebê, quanto a toda uma irmandade que aflora neste planetinha azul para trazer cada vez mais luz ao nosso mundo. 

ORAÇÃO PARA UMA BOA HORA 
Alê Passarim, março 2006 
Que no momento do parto as forças da natureza ajam através de mim. 
Que meu corpo ouça sua sabedoria inata. 
Que eu identifique e deixe aflorar com coragem e confiança, os instintos e sinais do meu corpo. 
Que o parto seja uma expressão natural do meu corpo, mente e espírito. 
Que eu libere toda a energia necessária para simplesmente parir e assim possibilite que o bebê faça sua passagem de forma tranquila e natural. 
Que deste parto nasça um novo e saudável ser; nasça também uma nova mulher. Ambos inteiros, plenos de si e conscientes da força inerente que possuem. 
Amém.