29 de agosto de 2012

Tosse e inalação


São Paulo sem chuva.
Muito sol e calor em plena estiagem de inverno.
A poluição palpável no céu bonito (azul + faixa marrom).
As crianças tossem. Congestão, respiração bucal, às vezes têm dor de cabeça. Dá-lhe bolinhas de homeopatia.
E inalação.
Depois que aprendi a fazer a inalação com sálvia ou camomila com o pediatra das crianças, já ensinei um monte de gente. Não posso ver uma criança tossindo que vou lá dar a receita:


Sálvia
Inalação com chá de Sálvia ou Camomila*
Para tosses, sinusites e resfriados com congestão nasal
Espectorante

Faça um chá forte:
Ferva ½ xícara de chá de água.
Desligue o fogo e acrescente 1 colher de sobremesa bem cheia de sálvia ou camomila.
Deixe descansar tampado por 20 minutos.
Coe com um tecido (ou coador de papel)
Guarde o chá na geladeira por até 3 dias.

Para a inalação, coloque no copinho do inalador:
5ml de soro fisiológico
5 ml de chá
(+ ou – 1 colher de sopa de cada)

Faça a inalação por 10 a 15 minutos.


Dicas importantes

Para funcionar bem, a inalação tem que ser feita com uma certa constância – sempre de acordo com o quadro da criança.
Nas crises, eu costumo fazer até 3 vezes ao dia, durante alguns dias (em geral por 1 semana).
Fazer 1 vez só não resolve.

Acompanhe a sessão-inalação com desenhos animados na TV ou a leitura de um livro que a criança goste (algumas dicas de livro aqui).

Se a criança reclamar que a inalação está sendo incômoda para ela (porque tem que ficar parada, porque a fumacinha atrapalha para ver o desenho...), explique que essa fumacinha está ajudando o corpo dela a melhorar, converse, brinque.

Invente uma brincadeira com a situação, vá riscando num calendário os dias que faltam para terminar o tratamento. No site Passarim tem um calendário bem legal que eu mesma criei (é de graça!): vai lá ver.

Resumindo: torne a situação agradável, inalação não precisa ser chata.
Quando ela perceber o tempo da inalação já acabou e vocês se divertiram. :o)

Obs: para adultos também funciona, eu mesma já testei (só não consegui fazer em mim mesma tantas vezes quanto faço em meus filhos... a-ham.)




*Sálvia = quando o muco está espesso
Camomila = quando há coriza (tipo clara de ovo)

Camomila

27 comentários:

  1. Veio em hora certa Ale! Que beleza! Estou com uma "gripe" há mais de 2 semanas!
    Adorei, obrigada.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Alê, não consigo identificar a sálvia pela sua foto, por que há vários tipos, tenho medo de fazer com a sálvia errada, a que mais conheço aqui é folha pequena, pouco peluda e esbranquiçada, sera esta a qual se refere?? como faço para saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleo.

      Eu costumo comprá-la seca, em casas de produtos naturais ou farmácias de manipulação (em São Paulo). Não me lembro de ter visto mais de um tipo de sálvia nesses lugares.

      Poucas vezes vi a sálvia fresca, mas a descrição que você deu se parece com o que vi: são folhas compridinhas com uma penugem.

      Confirme com alguém que conheça bem a erva -- ou compre a sálvia seca em locais de confiança. Na dúvida é melhor usar a camomila.

      Excluir
  3. Qts vezes por dia eu posso dar o chá ?? Adoço ou toma assim mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Resolve para tosse seca ?meu filho toma desalex mais n adianta de imediato vou dar o cha !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O chá neste caso é para ser usado no inalador... Dá uma lida de novo aí em cima que está tudo explicadinho. Melhoras!

      Excluir
  5. Nossa muito obrigada pela dia. Sao 4 da manhã e minha bb conseguiu dormir agora pois coloquei chá de camomila na inalação. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Oi, Cibele. Que bom saber. :o)
      Melhoras para a sua pequena. :o*

      Excluir
  7. Quem bom... vou fazer comigo mesmo, mais pra me acalmar e respirar melhor...vejamos como me sinto...ahhh obrigado !

    ResponderExcluir
  8. Sua dica me foi de grande utilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber, Marcos. Foi com esta intenção que publiquei.
      Espalhe a dica! :o)

      Excluir
  9. Estou fazendo inalação com o chazinho (2º dia) e está soltando todos os catarros, o complicado é que bebê fica agoniado com isso, mas expectora que é uma maravilha. Adorei! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Tem que misturar o soro com o cha?? E pode fazer em bebe de 9 meses?? Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela dica! Vou testar hj!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, vou fazer na minha bebe, uma vez por dia, intercalando com a de remedio

    ResponderExcluir
  13. Oi minha filha tem rinite alergica e agora esta com sinusite, será que faz algum mal? Gostaria muito de testas pois ela esta com muito tosse e bem carregada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Uso em meus filhos exatamente por estes motivos. Rinite e sinusite. Os resultados são sempre é muito bons, mas tem que ser feito com constância para funcionar.
      Em crises mais fortes associo medicamentos homeopáticos.

      Para se tranquilizar, procure um médico de sua confiança.

      Excluir
  14. Vou fazer para mim
    Estou com muita tosse
    Chega dói.

    ResponderExcluir
  15. Vou fazer para mim
    Estou com muita tosse
    Chega dói.

    ResponderExcluir
  16. Oi! o chá só serve se for preparado na hora? Minha filha tem rinite, quantos vezes por dia vc sugere fazer a inalação? Grata.

    ResponderExcluir
  17. Vou fazer na minha filha. Gratidão!!!bja

    ResponderExcluir
  18. Vou fazer na minha filha. Gratidão!!!bja

    ResponderExcluir
  19. Meu filho está com catarro no peito e com coriza, daí fiquei na dúvida se faço a instalação com salvia ou camomila. Leila

    ResponderExcluir
  20. Meu filho está com catarro no peito e com coriza, daí fiquei na dúvida se faço a instalação com salvia ou camomila. Leila

    ResponderExcluir

Passarinhe! :o)